Como ter uma vida saudável?

Eu recebo muitas pessoas no consultório em busca de perda de peso para ter uma vida mais saudável, mas será que só isso importa? Costumo dizer que a saúde do corpo é apenas um dos aspectos que englobam a saúde como um todo, e daí os pacientes me perguntam: “dra. Sophie, mas então, como ter uma vida saudável?”

Emagreça de forma sustentável. Conheça o programa que te ensina a fazer as pazes com a comida!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define “saúde” da seguinte forma: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Eu gosto muito dessa definição justamente porque ela abrange todos os aspectos da vida de uma pessoa; não existe saúde física se não houver saúde mental e social e vice-versa! Então, quando eu digo para “fazer as pazes com a comida e com o corpo, respeitando sua fome, saciedade e vontade”, eu estou dizendo para cuidar desses três aspectos da saúde!

Você busca como ter uma vida saudável ou foco na estética?
Hoje em dia as pessoas estão muito mais preocupadas com a estética do que com a saúde, e quando isso se torna uma obsessão, pode refletir até em uma falta de saúde mental, transformando essa eterna busca pelo corpo perfeito em um transtorno psiquiátrico como compulsão, anorexia, bulimia, depressão, ortorexia entre outros; e aí eu te pergunto: Vale a pena? Vale a pena perder a sua saúde mental?

Vale a pena deixar de comer aquele pudim que a vovó fez especialmente para você e que tem um “sabor de infância”? Ou ainda levar a sua marmita na festa de casamento da sua melhor amiga e deixar de curtir todos os detalhes que ela preparou para um dos dias mais especiais de sua vida em função de um corpo “fitness”?

Leia também: emagrecimento

O segredo não é restrição/dieta, mas procurar comer melhor. Conheça o Efeito Sophie!

Vale a pena se isolar, recusando um convite de amigos para um jantar em função de um objetivo estético? Estar com amigos queridos, compartilhando uma refeição gostosa, com um bom bate papo, isso é saúde social, é alegria de viver e é preciso valorizar esses momentos felizes da vida! Aliás, esta é uma das minhas dicas de como ter uma vida saudável: valorizar os momentos.

Eu vejo pessoas literalmente passando fome, perdendo cabelo, excluindo grupos alimentares inteiros, desmaiando durante a prática de um exercício e até ficando doentes na tentativa de alcançar o “corpo ideal”. Mas ideal para quem? A troco de quê? Você já parou pra pensar?

Lembre-se que uma dieta que deixa você com fome, não pode ser saudável!

Eu acredito que para ter uma vida saudável precisamos olhar para esses três aspectos e cuidar de cada um deles. Eu sempre digo para meus pacientes, alunos e nas minhas palestras que “comer é um ato fisiológico e psicológico, e que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos” e portanto, o comportamento é tão importante quanto o nutriente, ou seja, o COMO comemos é tão importante quanto O QUE comemos!

Você sabia que comer com prazer, sem culpa, ajuda a comer menos?! Isso é verdade, existem estudos que comprovam isso!

Não se esqueça da minha receita de como ter uma vida saudável

Ser saudável envolve sentir prazer! Prazer em praticar um esporte, uma dança ou uma atividade física; prazer em tirar um tempo para você, para se cuidar, ouvindo uma boa música, lendo um livro ou meditando por alguns minutos, prazer em estar com pessoas queridas, vivendo momentos felizes, e prazer em comer alimentos que te fazem bem para o corpo e para a alma!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *