10 dicas para uma boa saúde mental

10 dicas para uma boa saúde mental

9 de outubro de 2018

A saúde mental é a parte da saúde geral que às vezes não prestamos atenção. Nós tendemos a atender mais a saúde física e, como conseqüência, alguns problemas podem aparecer. Mas como ter boa saúde mental? Eu parti da ideia de que a saúde geral abrange a saúde física, mental ou psicológica e a rede social que temos. Todos os três andam de mãos dadas, relacionam-se entre si e seu nível saudável proporciona bem-estar pessoal e, portanto, qualidade de vida. Se mantivermos hábitos saudáveis ​​de vida, porque eles melhoram nossa condição física, devemos saber que eles também melhoram o mental. Portanto, esses hábitos são positivos para nossa saúde geral, física, mental e social.

como ter boa saúde mental

Tabela de conteúdos

Como ter boa saúde mental?
1. Exercício físico moderado
2. Descanso adequado
3. Alimentação saudável
4. Relações Sociais
5. Atividades de lazer e tempo livre
6. Gestão de pensamentos
7. Comunicação eficaz com os outros
8. Relaxamento
9. Metas e objetivos realistas e alcançáveis
10. Procure ajuda
Conclusão
A questão de como ter uma boa saúde mental deve ser tão preocupada quanto a saúde física. Se você cuida do seu estado físico praticando esportes, vai ao médico quando está doente ou tenta se alimentar saudável, porque não cuida da sua saúde mental. Como expliquei, eles andam de mãos dadas, se relacionam e coexistem. Portanto, eu encorajo você a cuidar tanto fisicamente quanto psicologicamente. E se você precisar de ajuda, não hesite em nos escrever.

Como ter boa saúde mental?

Como expliquei no início, a maioria de nós está atenta à nossa saúde física, ao nosso estado de saúde. No entanto, não estamos cientes de que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e que, se psicologicamente não estivermos bem, isso afetará nosso corpo. Por isso, é essencial estar atento também à nossa saúde mental e tentar manter um equilíbrio da nossa saúde geral, pedindo ajuda, se necessário.

Então eu te ofereço 10 dicas que respondem à pergunta ” Como ter boa saúde mental ?”, Algumas recomendações que você pode adaptar aos seus interesses, gostos e agradáveis ​​atividades de lazer:
1. Exercício físico moderado

Se você faz exercícios físicos, alguma atividade moderadamente e várias vezes por semana, entre 2 e 3 dias / semana, você consegue, além de manter a forma, reduzir o nível de atividade fisiológica que está associada ao estresse, ansiedade ou raiva. e, portanto, aumentar seu bem-estar pessoal.
2. Descanso adequado

Descanse entre 7 e 8 horas por dia, dependendo da pessoa (alguns de nós precisam dormir mais do que outros para um descanso repousante), permite que você cuide de sua saúde porque melhora o desempenho físico e intelectual e reduz a probabilidade de alguns problemas físicos e psicológico.
3. Alimentação saudável

Manter uma dieta saudável faz você se sentir bem, permite que você aumente seu bem-estar pessoal. Se você escolher bem os alimentos em sua dieta, limitando gorduras, açúcares, álcool, aumentando o consumo de produtos frescos, como legumes e frutas, legumes, peixe azul … ou seja, uma dieta mediterrânea, você protege a saúde de seu cérebro e, portanto, sua saúde mental.
4. Relações Sociais

Cuidar e manter relacionamentos com outras pessoas ou iniciar novos relacionamentos é útil para certos problemas, como ansiedade ou estresse, evitar o isolamento e manter nosso cérebro mais ativo. Apoio social, contato saudável com pessoas que enriquecem, com pessoas com quem compartilhar, além de melhorar seu bem-estar, atrasa a deterioração das habilidades cognitivas, como a memória.
5. Atividades de lazer e tempo livre

Colocar em prática e desfrutar do seu tempo livre e atividades de lazer aumenta o seu bem-estar. Dedicarte tempo para realizar alguma atividade agradável sozinho ou na companhia de outras pessoas permite melhorar o seu humor e, portanto, melhorar a gestão das responsabilidades diárias como trabalho ou família. Aproveite esta atividade que o relaxa, encoraja, ajuda a desconectar ou a tomar uma perspectiva de situações problemáticas.
6. Gestão de pensamentos

Administrar adequadamente preocupações e pensamentos negativos excessivos e contínuos pode ajudá-lo a manter uma boa saúde mental. Esses tipos de pensamentos fazem com que você aja de uma determinada maneira, eles podem fazer você agir de maneira desesperada sem motivo ou encorajá-lo a abandonar alguma tarefa. Estar ciente deles, do que os ativa ou do que é verdade nesse pensamento que não nos deixa dormir são algumas das diretrizes a serem colocadas em prática. Sem dúvida, um profissional de saúde, como um psicólogo, poderá orientá-lo a realizá-lo.
7. Comunicação eficaz com os outros

Em muitas ocasiões, você pode encontrar problemas para se comunicar com os outros, para dar uma mensagem sem que a outra pessoa a entenda como você. Você pode transmitir verbalmente uma emoção e a outra não a entende, simplesmente porque você tem outra concepção dela. Tudo isso pode fazer você se sentir mal, incompreendido e reduzir seu bem-estar pessoal. As pessoas geralmente entendem do nosso ponto de vista, nossa experiência. Perguntar em vez de supor está neste caso primordial. E manter uma comunicação eficaz, abrangente, de forma simples, clara, direta, ativa melhora ativamente, sem dúvida, a relação com o outro e, portanto, o bem-estar.
8. Relaxamento

Quando você desfruta de momentos tranquilos e respira corretamente, sua mente relaxa, o estresse que você está vivenciando e o estresse diminui e, portanto, aumenta o seu bem-estar e cuida da sua saúde mental. Desfrute de um banho de espuma, um passeio na praia ou música que você gosta, sempre de acordo com seus gostos, pode reduzir seu nível de estresse. Além disso, você pode perguntar sobre uma técnica de relaxamento que irá ajudá-lo em momentos estressantes específicos e pode ajudá-lo a ficar relaxado de uma forma mais contínua.
9. Metas e objetivos realistas e alcançáveis

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Para manter uma boa saúde mental, é importante que você defina metas no seu dia a dia, metas viáveis, prioridades e siga seu projeto de vida. Realize uma tarefa, esforce-se, comprometa-se a desenvolvê-la … tudo isto lhe trará grande satisfação, bem-estar e, portanto, boa saúde mental.
10. Procure ajuda

Às vezes é difícil colocar essas dicas em prática. Situações, ambientes ou habilidades pessoais podem dificultar o desejo e a intenção de cuidar da saúde mental. Se você se encontrar nessas circunstâncias, procure ajuda, converse com seus amigos, com pessoas de sua confiança, com profissionais. Não pare de cuidar da sua saúde mental, procure o suporte necessário e cuide dele. E se você não sabe para onde ou onde se dirigir, pode pedir ajuda aqui . Vamos guiá-lo para alcançar seu objetivo, cuidar de sua saúde mental.

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