Como fazer atividades físicas na terceira idade

Considerando a prática de exercícios na terceira idade, confira as dicas e benefícios para cair na rotina de treinos com total segurança e conforto!

O exercício físico é um recurso importante em nossas vidas, pois é só a partir dele que conseguimos manter o nosso organismo em plena atividade e movimento. Garantindo melhorias não só de saúde, mas também de bem estar e comodidade, atividades físicas são essenciais em nossa rotina, em todos os momentos de nossa vida.

Acontece que em cada momento, precisamos de atividades físicas com focos diferenciados. Enquanto para uma criança o exercício físico é útil para queima de energia, ao jovem, a rotina física é essencial para garantir um bom condicionamento. Ao adulto, a prática física é a melhor forma de diminuir o estresse, e por fim, ao idoso, um treino físico é extremamente útil para aumentar sua qualidade de vida.

Leia também: como queimar calorias

Com a gradual perda de massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio e massa óssea, o idoso precisa de exercícios físicos capazes de retardar o envelhecimento, contando com cuidados especiais entre atividades práticas e de aprendizado motor. Aumentando a resistência corporal, as atividades físicas precisam levar em conta fatores de risco e estilos de vida de cada um, considerando garantir melhores avaliações físicas aos idosos.

Considerando a prática de exercícios na terceira idade, confira algumas dicas e benefícios para cair na rotina de treinos com total segurança e conforto:

Leia também: Phytophen funciona
Leia também: Kifina funciona

Por que fazer atividades físicas na terceira idade?
Além de serem um benefício geral no estilo de vida ativo, os exercícios físicos na terceira idade garantem autonomia física, treinamento de força muscular e diminuição da depressão, sendo ótimos em diversos fatores.

Entre os principais benefícios, encontramos: Melhora do equilíbrio, aumento da densidade óssea, ajuda no controle de doenças como diabetes, artrite e doenças cardíacas em geral, melhora da ingestão alimentar, diminuição da depressão, fortalecimento dos músculos de pernas e costas, melhora nos reflexos, incremento na flexibilidade, melhora na mobilidade, aumento da velocidade de andar, melhora da sinergia motora e das reações posturais, entre outros.

Como praticar exercícios na terceira idade?
Os melhores exercícios para idosos constituem principalmente um alongamento adequado, considerando a prevenção de lesões e o ganho de amplitude dos idosos, sendo priorizados no programa de atividades físicas. Entre as melhores atividades físicas para serem praticadas por pessoas na terceira idade, os mais recomendados são: Dança, aeróbicos de baixo impacto (esteira, bicicleta ergométrica), yoga, pilates, caminhadas, ginástica geral, musculação especializada, entre outros.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *